Nova proposta de referência curricular para educação é discutida na rede municipal e estadual de ensino em Alto Araguaia

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

Ana Clara de Souza (Estagiária) | Assecom/AIA

Professores, monitores e funcionários da educação em Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá) participaram do “Dia D” da Implantação do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. O processo abrange escolas das redes municipais e estaduais onde discutem a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental afim de construir uma nova proposta de currículo para educação a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os encontros foram realizados na Câmara Municipal, nas Escolas Estaduais Arlinda Pessoa Morbeck e Maria Auxiliadora nesta segunda-feira (06). Dividido em dois momentos, foi feito um diagnóstico da formação continuada dos professores: formação inicial, se atuam em disciplina de formação, se possuem tempo para estudar dentro do seu regime de trabalho, se as escolas e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) programam atividades de formação continuada.

Na sequência, cada unidade planejou suas estratégias de acordo com a realidade local, podendo utilizar o material completo ou parte dele. O objetivo é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários, diretores, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, as discussões sobre o documento final, refletindo na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Para a assessora pedagógica do município, Abilene Antônia de Bastos Queiroz, a partir do debate que será possível modificar e melhorar a educação infantil e fundamental. “Esse é o momento que o Brasil recebeu a BNCC um documento bem amplo com a base da educação. Fazendo um comparativo com a nossa casa, a casa tem o seu alicerce e a BNCC é o alicerce da educação”, ressalta.

Os próximos encontros serão agendados para os meses de junho, agosto e outubro. No entanto, outras ações e atividades serão realizadas em cada instituição de ensino, com foco na construção do currículo do território.